Começou para contar por onde andávamos quando andávamos perdidos pelo mundo. Agora conta os passos da viagem mais importante. Para ela depois também voar connosco.

2005-10-16

Ramadan Kareem


Ramadan Kareem
Uma das partes mais interessantes da nossa profissão é o contacto permanente com outros povos e novas culturas e se ao princípio acabamos por passar um bocadinho ao lado de certos aspectos, com o tempo percebemos que todas estas viagens precisam de começar a fazer algum sentido e a não ser só uma consequência de uma opção profissional...
E assim viemos parar ao Kuwait em pleno Ramadão!
Quando aqui cheguei e o recepcionista me entregou um papel em que basicamente me informavam de que não poderia comer, beber água ou sequer comer pastilha desde o nascer até ao pôr do sol confesso que não fiquei muito entusiasmada. Para além disso pensei que viesse encontrar um clima de reza ferverosa ao melhor estilo fanático muçulmano.
Surpresa das surpresas! Afinal encontrei uma alegria igual, senão maior do que a nossa no Natal.
O Ramadão celebra-se no nono mês do calendário lunar, pelo qual os muçulmanos se regem, e é o mês sagrado do Islão. Os muçulmanos acreditam que foi neste mês que Alá começou a recitar os versos do Corão ao profeta Mohamed e dedicam-se à oração e ao jejum durante este período. No entanto o jejum diário é quebrado ao fim do dia no Iftar que se pode resumir a uma espécie de ceia de Natal diária em que as famílias se reunem para comer, beber e celebrar o cumprimento de mais um dia dedicado à religião. Este clima de festa atinge o seu auge nos dois últimos dias do Ramadão. Aí as famílias enfeitam as casas com luzes, vestem as suas melhores roupas e recebem ou visitam os seus familiares e amigos. Onde é que nós já vimos isto? Pois é... Tão diferentes e tão iguais! Afinal os muçulmanos não são só homens bomba e mulheres de burka, mas também pessoas felizes a celebrar as suas tradições.
Ramadan Kareem para todos!

1 Comments:

Blogger Fátima Lopes said...

Gostei do seu blog por várias razões. Primeiro, porque começa com este maravilhoso convite 'Fly with us', para mim a palavra FLY mexe comigo de imediato.
Segundo, estas viagens, por países que ainda não conheço, aguçam-me a curiosidade. De modo que já li o seu blog duma ponta à outra e adorei. Apesar de ter sido Mãe precisa de ter alguns momentos para nos contemplar com a sua escrita. Espero que o Pai dê alguma ajuda. Felicidades para todos, fico a aguardar mais viagens, mais fotos
FxLopes (uma trabalhadora há 38 anos na aviação: flytap.com

27 julho, 2007 11:27

 

Enviar um comentário

<< Home